O mercado de trabalho para Fisioterapia é vasto e cheio de oportunidades. Seja ajudando atletas a voltar ao seu melhor desempenho, apoiando idosos na recuperação de sua mobilidade ou cuidando de pacientes em estado grave, os fisioterapeutas encontram uma infinidade de caminhos depois da faculdade.
Não é apenas em clínicas e hospitais que esses profissionais encontram seu lugar. Eles também são essenciais em academias, clubes esportivos, empresas de saúde ocupacional e até mesmo em atendimento domiciliar.
Para quem está pensando em seguir essa carreira, as perspectivas são extremamente animadoras. Continue para entender tudo sobre o cenário atual do mercado de trabalho para fisioterapeutas e como você pode começar a sua formação na área.
A preocupação com a empregabilidade em qualquer área é algo comum, especialmente para quem está decidindo qual carreira seguir. Se você está pensando em se tornar fisioterapeuta, a boa notícia é que as previsões para essa profissão no mercado de trabalho não poderiam ser melhores.
A Fisioterapia vivenciou uma grande consolidação nos últimos anos e em 2022 foi considerada como carreira promissora para o futuro, conforme relatório do Fórum Econômico Mundial.
Com a pandemia da covid-19, a busca por profissionais de saúde teve um crescimento no Brasil, em especial por fisioterapeutas respiratórios. Segundo dados da Catho, divulgados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), a busca por essa especialidade subiu 720% entre 2019 e 2020.
Nos últimos anos, a Fisioterapia Respiratória, assim como outras especialidades da profissão, tem se mantido em destaque. Um dos principais fatores para essa demanda contínua é o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, que têm levado um número crescente de brasileiros a buscar acompanhamento fisioterapêutico.
A longevidade já é uma realidade no Brasil, e a busca por qualidade de vida, aliada à adoção de hábitos saudáveis, impulsiona o crescimento de todas as profissões ligadas à promoção da saúde e bem-estar.
Entre as enfermidades associadas ao envelhecimento, destaca-se a artrose — uma doença degenerativa que compromete as cartilagens. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em reportagem do jornal Estado de Minas, aproximadamente 30 milhões de brasileiros já foram diagnosticados com essa condição.
A área de saúde como um todo soma números que tornam a formação de bons profissionais em áreas como Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Odontologia e Enfermagem extremamente importantes para o país.
Segundo dados do Panorama Setorial da Saúde, da Robert Half, o setor de saúde privada no Brasil movimenta anualmente cerca de 415 bilhões de reais, e o gasto particular dos brasileiros com saúde corresponde a cerca de 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB), registrando um crescimento agregado de 6,1% em 6 anos.
A pesquisa ainda mostra que, em 5 anos, o setor de saúde teve um aumento de 3,9% no número de empregos, alcançando 2,8 milhões de profissionais em 2022.
O bom momento do mercado de saúde abre oportunidades para aqueles que sonham em ocupar vagas nas melhores clínicas e hospitais do país, mas também para aqueles que têm uma veia empreendedora e desejam abrir seu próprio negócio.
Os profissionais fisioterapeutas têm uma gama de opções de atuação no mercado de trabalho. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece atualmente 16 áreas de especialização para seguir carreira.
Confira abaixo os principais campos de atuação das áreas da Fisioterapia.
Profissionais que atuam na linha de frente, cuidando de pacientes em estado grave, fazem uma grande diferença na rotina hospitalar. Os fisioterapeutas da Terapia Intensiva trabalham em unidades de terapia intensiva (UTIs), ajudando a manter as funções vitais dos pacientes.
Os fisioterapeutas também podem ajudar em questões específicas do corpo feminino. Na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher, os profissionais tratam de questões como os cuidados durante a gestação e pós-parto, tratamento de incontinência urinária, dores pélvicas e problemas relacionados ao assoalho pélvico.
Respirar é tão natural que muitas vezes nem pensamos sobre isso, mas para algumas pessoas, é um desafio. A Fisioterapia Respiratória se dedica ao tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório, como asma, bronquite, enfisema e fibrose cística.
Já imaginou ajudar pessoas a recuperar movimentos perdidos devido a distúrbios neurológicos? A Fisioterapia Neurofuncional foca no tratamento de pacientes com essas condições, como AVC, esclerose múltipla, paralisia cerebral e lesões medulares.
A Fisioterapia Dermatofuncional é a área que cuida da saúde da pele e dos tecidos subjacentes. Os fisioterapeutas dermatofuncionais trabalham com tratamentos para reduzir celulite, flacidez, rugas e cicatrizes, utilizando técnicas como massagem, laser e ultrassom.
Curte esportes e quer ajudar atletas a se recuperar de lesões? A Fisioterapia Ortopédica e Desportiva trata lesões musculoesqueléticas e condições ortopédicas, como fraturas, entorses e problemas na coluna.
As possibilidades de atuação como fisioterapeuta são muitas, mas tudo começa com a formação em um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, você vai precisar do diploma para o registro no conselho da profissão, o COFFITO.
Mas é claro que uma boa faculdade de Fisioterapia vai muito além de apenas adquirir o diploma no final. Ela oferece uma formação completa que inclui tanto o aprendizado teórico quanto as atividades práticas essenciais para a carreira.
Nesse quesito, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) oferece tudo que você precisa para ter a melhor formação em Fisioterapia.
Nossa infraestrutura conta com 5 laboratórios, além do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim), onde as atividades práticas podem ser aplicadas em robôs e em situações de realidade simulada desde os primeiros períodos do curso.
Durante a graduação, você também poderá desenvolver atividades práticas supervisionadas por professores mestres e doutores em diversos cenários, como unidades básicas de saúde, o Hospital Universitário e a Clínica-Escola de Fisioterapia, localizada no Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais.
No último ano do curso, a FCM-MG garante a sua chance de realizar o Internato de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, que é um internato rural de 10 semanas em algum município do interior de Minas Gerais. Essa é uma oportunidade única para atuar em uma equipe interdisciplinar na elaboração de estratégias de saúde.
Por fim, vale saber que a graduação em Fisioterapia da FCM-MG é o único curso de Belo Horizonte que oferece estágios curriculares em 9 diferentes especialidades:
Se você deseja ingressar no mercado de trabalho de Fisioterapia, é fundamental escolher uma instituição que ofereça uma formação completa, como a FCM-MG. Com a combinação de tradição, infraestrutura e atividades práticas, nossos alunos têm tudo que precisam para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.